Ultimamente, eu ouço muito a afirmação: “Agora, você vai deixar de ser egoísta!”

Isso me faz refletir… Afinal, eu sou uma egoísta assumida.

O que é “ser egoísta”?
Pq uma pessoa que é egoísta, deixaria de ser egoísta?

Será que ter um filho faz mudar a personalidade? –Não que ter um filho, seja pouca coisa… Mas a personalidade muda? A personalidade muda, ou as prioridades mudam?

Como matemática (rs), tenho raciocínio baseado em definições. As definições de egoísta e altruísta são distintas, porém, nem sempre são claras e as vezes podem até ser semelhantes…

Definição de egoísta:
Egoísmo é um substantivo masculino que nomeia um amor próprio excessivo, que leva um indivíduo a olhar só para os suas opiniões, interesses e necessidades, e que despreza as necessidades alheias.

Uma pessoa pode ser tão egoísta, ao ponto de fazer pelos outros, algo que é de SUA e apenas SUA prioridade. Se faz bem para a pessoa isso que importa!

Definição de altruísta:
Altruísta é um adjetivo que define um indivíduo que pratica o altruísmo, ou seja, que se dedica aos outros. O altruísmo também é visto como sinônimo de filantropia e solidariedade.

A pessoas fazem pelos outros, simplesmente por fazer. Muitas vezes se anulam diante de suas próprias vontades e prioridades.

Dessa forma, concluo que é hipocrisia dizer (hoje), que eu serei altruísta. Como disse anteriormente, para mim é questão de prioridade e amor. Uma vez que o amor faz mudar as prioridades, muda-se até os quereres.

 

